Separei aqui os principais erros que vemos em consultório quando se trata de lavagem nasal:


❌1- Lavar com muita força
O soro precisa entrar devagar e sair devagar. Uma maior pressão não vai tirar mais secreção, o soro vai para o caminho mais fácil e vai machucar o ouvido, causando desconforto no procedimento.


❌2- Usar o dispositivo errado
Cuidado para o que está liberado em cada idade. Alto volume (garrafinhas) somente a partir dos 2 anos de idade, e a adulta a partir dos 4 anos.


❌3- Tentar fazer na criança à força
A lavagem nasal precisa ser algo confortável pois precisa ser feita várias vezes. Se for uma experiência traumática para a criança, dificilmente ela vai aceitar fazer de novo. O dispositivo adequado é o que ela aceitar e se adaptar melhor (garrafinha, seringa ou jato contínuo de soro).


❌4- Não usar soro em temperatura ambiente
É totalmente inadequado usar água da torneira. Além de ser contaminada, é uma solução hipotônica que irá causar mais congestão no nariz. A solução ideal é isotônica (soro ou sachê), podendo usar a hipertônica em alguns casos. Deve ser em temperatura ambiente e não gelada.


❌5 – Posição inadequada
A posição correta é com a cabeça levemente inclinada para a frente. O dispositivo deve ser introduzido vedando totalmente a narina, sem direcionar para o meio do nariz (septo). A boca aberta facilita a lavagem pois não cai na garganta e fica mais confortável.

Veja como fazer a lavagem nasal adequadamente:


Tenta seguir essas dicas e me conta o que achou?

Dra. Ana Taise – otorrinolaringologia clínica e cirúrgica
CRM 5801/ RQE 4607

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *